Unifametro participa de grupo de pesquisa que estuda clonagem do veado-catingueiro, animal em risco de extinção

Início » Unifametro participa de grupo de pesquisa que estuda clonagem do veado-catingueiro, animal em risco de extinção

Unifametro participa de grupo de pesquisa que estuda clonagem do veado-catingueiro, animal em risco de extinção

 In capuchino-news

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifametro, professora Luciana Melo, integra o grupo de pesquisa do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que, com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), produziu embriões clones do veado-catingueiro (Mazama gouazoubira).

O veado-catingueiro é um cervídeo neotropical de pequeno porte que se distribui em algumas regiões da América do Sul, estando em vias de extinção em alguns estados do Brasil, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é ajudar na conservação desta e de outras espécies de cervídeos encontradas no país.

A equipe obteve embriões clonados utilizando células da pele do veado-catingueiro e óvulos de bovinos e caprinos. A pesquisa fez parte da tese de Lívia Magalhães, que realizou seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/UECE), sob orientação do professor Vicente Freitas (UECE) e coorientação dos professores Luciana Melo (Unifametro) e José Maurício Barbanti Duarte (UNESP).

A professora Luciana Melo, que atualmente é a responsável técnica pela Unidade de pesquisa em Genética Molecular (UPGeM) na Unifametro, orientou a parte dos estudos genéticos e moleculares nos embriões clones do veado-catingueiro.

Atualmente, a pesquisa é realizada em parceria da Uece com a Unifametro, sendo assunto de dissertação da mestranda Sâmara Bryda da Silva, com vínculo dos alunos de iniciação científica, Isabella Malagutti (UECE) e Joel Veras de Oliveira (Unifametro).

Recommended Posts