Unifametro lista áreas de atuação do arquiteto urbanista e explica as vantagens do curso

Início » Unifametro lista áreas de atuação do arquiteto urbanista e explica as vantagens do curso

Unifametro lista áreas de atuação do arquiteto urbanista e explica as vantagens do curso

 In capuchino-news

Responsável pela criação de projetos de casas, edifícios e demais estabelecimentos, o arquiteto tem papel fundamental nos aspectos econômicos, sociais e ambientais de uma sociedade. Para quem quer entrar no ramo, o professor Davi Ramalho, de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Fametro (Unifametro) recomenda, antes de tudo, mente aberta para a diversidade de campos de atuação que vai além do que costuma ser divulgado. Hoje, além de Interiores e Projeto de Edifícios para a Construção Civil, o profissional pode atuar em:

  1. Urbanismo e Planejamento Urbano; 
  2. Modelagem da informação; 
  3. Modelagem da Informação da Construção BIM; 
  4. Design de produtos para a indústria da construção civil e de mobiliário;
  5. Planejamento, Acompanhamento e Supervisão de obras, entre outros. 

“Percebo que os profissionais têm conseguido mais espaço quando demonstram flexibilidade com o uso de novas tecnologias e capacidade de lidar com uma quantidade cada vez maior de informações específicas sobre a nossa área, e essa é uma enorme vantagem. Hoje, acredito que o mercado espera que o profissional tenha capacidade de desempenhar bem as habilidades fundamentais do arquiteto e do urbanista, que é saber projetar, planejar e ter uma boa base teórica sobre o que se propõe a fazer, seja no campo da arquitetura, do urbanismo, do design ou da construção civil”, destaca o docente. 

Para Davi, a procura pela Arquitetura e Urbanismo aumentou porque também houve a expansão de instituições que ofertam o curso, favorecendo que mais pessoas tenham acesso. “A questão é que a ciência da Arquitetura e Urbanismo passa por um processo de evolução contínua e atualmente as teorias e ferramentas que abastecem essa ciência são significativamente diferentes do que eram há 10 anos. A grande vantagem é que o leque de atuação que sempre foi bastante amplo em nosso campo está ainda mais, como no uso de tecnologias computacionais para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e planos urbanos”, finaliza o professor da Unifametro. 

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifametro

A Unifametro tem buscado acompanhar as discussões mais recentes sobre o ensino da Arquitetura e Urbanismo. O curso visa a formação de Arquitetos Urbanistas capacitados a atuar como profissionais liberais, técnicos, projetistas e gestores atuantes no mundo do trabalho e nas instâncias da sociedade onde forem solicitados de acordo com a Lei 12. 378 de 31 de dezembro de 2010 que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo.

Além dos tradicionais laboratórios de materiais de construção, laboratório de conforto ambiental, de sistemas hidrossanitários e elétricos, e dos chamados ateliês de desenho técnico, a instituição conta com vários laboratórios de informática voltados especificamente para o campo de atuação do arquiteto, urbanista e designer, com computadores de alto desempenho que podem ser utilizados de maneira remota para o desenvolvimento dos trabalhos das disciplinas.

Recommended Posts