Unifametro lança plataforma com audiodescrição de livros para alunos cegos e deficientes visuais

Início » Unifametro lança plataforma com audiodescrição de livros para alunos cegos e deficientes visuais

Unifametro lança plataforma com audiodescrição de livros para alunos cegos e deficientes visuais

 In capuchino-news

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) se prepara para lançar uma nova plataforma com audiodescrição de livros para alunos cego e deficientes visuais. Desenvolvido pelo setor de Biblioteca da instituição, a nova ferramenta está em fase inicial e já conta com cinco adaptações de livros no formato de podcast. A previsão é que a plataforma seja lançada até o fim deste ano.

De acordo com a bibliotecária Erilene Nascimento da Unifametro, a biblioteca precisa sempre buscar se renovar. Oferecer a plataforma abrirá as portas para todos os tipos de alunos que se interessem em estudar na instituição. “Não podemos limitar os nossos alunos. Hoje, na biblioteca, nós temos sintetizadores de voz que facilitam as leituras, e a ideia é que com a nova plataforma, ele acesse as audiodescrições em qualquer lugar que estiver”, explica Erilene.

Para Karine Brito, participante da equipe, “a Biblioteca é o lugar de encontro e partilha. Encontro com a informação que transforma e do conhecimento que constrói. Por meio da oferta de serviços voltados a educação inclusiva, promovemos oportunidades para que todos os usuários tenham autonomia no seu processo de desenvolvimento e geração de novos conhecimentos”.

A plataforma deve ter fácil acesso e não seguirá o mesmo protocolo de empréstimo já estabelecido: o aluno solicitará o áudio e poderá acessa-lo imediatamente. Até o momento, a equipe de biblioteca da Unifametro já realizou a audiodescrição adaptada de livros como “Projetos e relatórios de pesquisa em administração” de Sylvia Vergara; “História de bolso da filosofia” de David Jardim Júnior; e “Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”, de Mário Sérgio Cortella. 

Sobre a Unifametro

Com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, a Unifametro possui sete campi em Fortaleza, Cascavel e Maracanaú e infraestrutura completa, com cinco núcleo de atividades e mais de 40 laboratórios.

Para mais informações sobre o vestibular, inscrições ou crédito universitário, consulte o site da instituição http://www.unifametro.edu.br/ ou ligue para (85) 3206-6400.

Recommended Posts