Unifametro abre inscrições para 2° Concurso Estadual de Ideias em Arquitetura e Urbanismo

Início » Unifametro abre inscrições para 2° Concurso Estadual de Ideias em Arquitetura e Urbanismo

Unifametro abre inscrições para 2° Concurso Estadual de Ideias em Arquitetura e Urbanismo

 In capuchino-news

Com o objetivo de estimular a criatividade e promover a reflexão acerca da importância do Maracatu, manifestação cultural experienciada há mais de um século em Fortaleza, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) realiza o segundo concurso de ideias direcionado para estudantes de cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo residentes no estado do Ceará. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 1º de setembro pelo site: unifametro.edu.br/concursosdeideias

A proposta de intervenção urbana e arquitetônica segue em formato de estudo preliminar, voltado para um trecho do bairro Centro, em  Fortaleza. Nele, a prática cultural do Maracatu deverá ser a protagonista do projeto, sendo consideradas também soluções para as demandas urbanas vinculadas ao local selecionado. Logo, o propósito é a requalificação de um trecho da via para a qual deverá ser apresentada uma proposta que contemple, entre outros aspectos: acessibilidade universal, iluminação pública, mobiliários fixos ou móveis, arborização e pavimentação – atentando para o fato de que o trecho selecionado deverá continuar recebendo o seu fluxo normal de veículos nos dias de semana e em horário comercial. Além da dimensão urbana, solicita-se o projeto de um edifício de apoio aos grupos de Maracatu.

Premiação

Para o 1º lugar, será destinado R$ 1.000,00, treinamento com a Escola Diorama e certificado; já o 2º lugar receberá R$ 200,00 em livros, treinamento com a Escola Diorama e certificado; por fim, o 3º lugar ganhará treinamento com a Escola Diorama e certificado. Além disso, todos os projetos entregues e dentro das orientações do edital serão publicados na página do evento assim como nas redes sociais.

Entre o júri, estão: Cláudia Sales, Conselheira federal, pelo estado do Ceará, no Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU-BR; Virginia Pitta, Arquiteta e Urbanista; e Raquel Morano, Arquiteta e Urbanista e professora da Unifametro.

Podem participar os estudantes matriculados em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo residentes no Ceará, em grupo ou individualmente. As equipes podem ser constituídas por até três membros, todos matriculados em cursos de Arquitetura e Urbanismo ofertados no estado do Ceará. Já os membros da equipe não necessariamente precisam ser da mesma instituição de ensino. Além disso, é vedada a participação de professores orientadores de curso como integrantes de equipes. 

Serviço

2° Concurso Estadual de Ideias em Arquitetura e Urbanismo

Período de inscrições: 04/08 a 01/09

Edital e inscrição: unifametro.edu.br/concursosdeideias

Recommended Posts