Sindipostos esclarece mitos e verdades sobre abastecimento com o etanol

Início » Sindipostos esclarece mitos e verdades sobre abastecimento com o etanol

Sindipostos esclarece mitos e verdades sobre abastecimento com o etanol

 In capuchino-news

Na hora de abastecer seu veículo, o consumidor pode encontrar diferentes tipos de combustíveis nos postos pelas cidades. Caso o seu carro seja flex, uma das opções mais escolhidas, e em conta, é o etanol. Porém, muitos mitos circulam o biocombustível feito a partir da cana-de-açúcar.

O Sindipostos-Ce esclareceu quais os mitos e verdades sobre o etanol como combustível para seu veículo, confira:

Menos poluente: Verdade

Uma das vantagens do uso do etanol é que a emissão de agentes poluentes do combustível é até 25% menor do que a gasolina. Por conta disso, o álcool vem sendo misturado à gasolina para ajudar o país na redução de emissão de gases poluentes. Atualmente, a quantidade de álcool adicionada à gasolina é de 27%.

Diminui a funcionalidade do motor: Mito

Um dos mitos mais comuns, referentes ao abastecimento de veículos com o etanol, é que o desempenho dos motores diminui de acordo com o nível de vezes que o veículo for abastecido com álcool. Porém, essa informação é falsa, já que mais de 90% dos carros produzidos no Brasil saem das fábricas com motores especialmente adaptados para utilizar etanol, os chamados flex, que foram criados para usar o etanol.

É preciso revezar entre álcool e gasolina: Mito

Outro mito muito comum de ser escutado é que é preciso revezar entre os combustíveis, caso o contrário seu carro deixará de funcionar. Os veículos flex foram idealizados justamente para trazer opções e conforto aos motoristas. Ou seja, você pode abastecer seu carro com o combustível que desejar sem se preocupar se isso trará problemas ao seu automóvel.

A economia por quilômetro rodado é menor que com gasolina: Verdade

De maneira geral, o consumo de etanol nos motores de veículos, é maior que o da gasolina. Assim, para que o etanol, financeiramente, compense a sua utilização, deve ser 30% ou mais, abaixo do preço da gasolina, caso contrário o uso do etanol não traz vantagem.

Portanto, fique atento a seu automóvel e veja se ele desempenha bem suas funções com o abastecimento a etanol.

Recommended Posts