Sindicato dos Médicos explica o que são receitas sindicais e qual a importância delas

Início » Sindicato dos Médicos explica o que são receitas sindicais e qual a importância delas

Sindicato dos Médicos explica o que são receitas sindicais e qual a importância delas

 In capuchino-news

Classificadas como fontes de custeio para a manutenção das entidades, as receitas sindicais no Brasil são uma contribuição que as associações sindicais obtêm através de três tipos de transações. Garantidas por lei, tais receitas são importantes para que as Instituições consigam atender as necessidades dos trabalhadores, uma vez que um Sindicato precisa dar conta de suas despesas e exercer o seu papel em defesa dos seus associados.

“É importante que a sociedade reconheça e saiba a importância de contribuir, pois a receita sindical serve para manter e fortalecer o Sindicato, além de ser uma maneira de garantir que ele continue executando o seu objetivo inicial: zelar pelo bem-estar de todos, valorizar a atividade médica e, consequentemente, lutar pela melhoria contínua da saúde”, aponta o presidente do Sindicato dos Médicos, Leonardo Alcântara.

No país, as receitas em sindicatos são apenas três:

Contribuição Sindical: também chamada de imposto sindical. Valor pago pelos profissionais ao sindicato de sua categoria, independentemente de ser associado ou não. A contribuição era compulsória e paga anualmente, independente do trabalho desenvolvido pelo Sindicato. Após a reforma trabalhista de 2017, deixou de ser obrigatória.

Contribuição Assistencial: é encontrada nas sentenças normativas, acordos e convenções coletivas. É uma contribuição paga atrelada ao trabalho desenvolvido pelo Sindicato como, por exemplo, a participação da entidade nas negociações e acordos coletivos da categoria.

Contribuição Social: é paga apenas pelos associados ao sindicato. É através desta contribuição que eles conseguem se beneficiar dos serviços prestados pela entidade.

Sobre o Sindicato dos Médicos do Ceará

Fundado em 1941, o Sindicato dos Médicos do Ceará é uma associação de profissionais que trabalha pela valorização da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da saúde no Estado. Em parceria com as demais entidades representativas da categoria, o Sindicato está pautado por atribuições, são elas: reivindicar melhorias nas condições de saúde da população e buscar o fortalecimento do sistema público de saúde; representar os interesses gerais da categoria ou interesses individuais de filiados; celebrar acordos e convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos; colaborar como órgão técnico consultivo no estudo e solução de problemas relacionados com a categoria; e zelar pelo cumprimento da legislação, acordos e convenções coletivas de trabalho, sentenças normativas e demais institutos que assegurem direitos à categoria.

Recommended Posts