O que são oxímetros e como eles podem ajudar na detecção de algum problema de saúde?

Início » O que são oxímetros e como eles podem ajudar na detecção de algum problema de saúde?

O que são oxímetros e como eles podem ajudar na detecção de algum problema de saúde?

 In Sem categoria

Equipamento ajuda a monitorar a quantidade do oxigênio transportado no corpo; Durante a pandemia, Distrimédica registrou aumento de 400% na demanda do produto

Durante a crise ocasionada pelo novo coronavírus, os hospitais e demais unidades de saúde precisaram se munir de ferramentas essenciais que auxiliam na triagem de pacientes que estão com a doença ou sob suspeita. Um desses mecanismos é o oxímetro – equipamento não invasivo utilizado para monitorar a porcentagem de oxigênio no sangue que está sendo transportado no corpo.

Quando utilizado, o equipamento deve indicar a porcentagem entre 0% e 100%. O nível considerado normal está entre 95% e 100%. Quando há uma discrepância desse nível é necessário buscar uma orientação médica. A baixa saturação, inclusive, pode vir com alguns sintomas que devem ser observados como falta de ar, inquietação, dor no peito, pressão alta, batimento cardíaco acelerado, entre outros.

Em relação à Covid-19, o oxímetro também tem auxiliado para detectar o agravamento da doença. Diferente do que muitos pensam, o oxímetro é um aparelho que pode ser adquirido para uso próprio. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que pacientes que estejam em tratamento da doença em casa monitorem os níveis de oxigênio por meio do oxímetro e, assim, identificar qualquer alteração que esteja fora do normal no quadro da doença. Além disso, a baixa saturação também pode ser sinal de outros problemas de saúde, e o equipamento pode ser útil em uso domiciliar, mas com atenção e acompanhamento médico.

Quais os tipos de Oxímetro?

Oxímetro de dedo:

Um oxímetro de dedo funciona por meio de uma luz de LED. Os sensores detectam a quantidade de oxigênio no sangue, com base na maneira como a luz passa pelo dedo. Dessa forma, a oximetria é a tecnologia que calcula os resultados para exibir um número na tela do oxímetro que informa a porcentagem de oxigênio no sangue.

Oxímetro de pulso:

Já o oxímetro de pulso funciona através de um feixe de luz vermelha e infravermelha por meio de um leito capilar pulsante. É uma versão mais completa do oxímetro de dedo, possibilitando um monitoramento mais contínuo, além de poder transmitir o resultado para um computador.

Onde encontrar oxímetro?

A Distrimédica, empresa de referência em soluções de saúde no Nordeste, atua com a distribuição e fornecimento de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos, além de medicamentos. De acordo com o sócio-diretor da Distrimédica, José Maria, a empresa obteve o crescimento de 400% nas vendas do equipamento. “Não somente o oxímetro, mas diversos outros equipamentos e insumos tiveram a demanda crescente pelo mercado de saúde, principalmente após a crise do coronavírus”, disse o sócio-diretor.

Hoje, a empresa atua nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Para mais informações sobre as soluções, acesse: http://www.distrimedica.com.br/  

Recommended Posts