Núcleo de Prática Jurídica da UNIFAMETRO atendeu mais de 500 pessoas em 2020

Início » Núcleo de Prática Jurídica da UNIFAMETRO atendeu mais de 500 pessoas em 2020

Núcleo de Prática Jurídica da UNIFAMETRO atendeu mais de 500 pessoas em 2020

 In Sem categoria

O atendimento é oferecido gratuitamente em Fortaleza e conta com convênios com a Defensoria e Juizados

Com intuito de desenvolver ações de responsabilidade social e propiciar o acesso à justiça de forma rápida e qualificada, o Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO) oferece gratuitamente atendimento jurídico para a população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito. Mesmo diante da pandemia de coronavírus, o NPJ adaptou a forma de acesso dos usuários aos seus serviços e realizou 530 atendimentos nas mais diferentes áreas do Direito.

Como diferenciais, o NPJ possui convênio com a Defensoria Pública do Estado do Ceará e Juizados de Fortaleza. Entre os serviços ofertados para a população estão a prestação de orientação jurídica, a realização de conciliações e mediações, a elaboração de petições de divórcio, alimentos (pensão), guarda, tutela e curatela, retificação de registro, de ações relativas a direito do consumidor, agendamento de exames de DNA e solicitação de 2ª via de certidões.

Os atendimentos são realizados por estagiários, supervisionados pelos respectivos professores do curso. Segundo a Coordenadora do Núcleo, Milena Felizola, o estudante inicia a trajetória no NPJ a partir do 6º semestre, na disciplina de Prática Jurídica II.

“Mesmo a prática sendo exigida a partir do sexto período, o discente de Direito já pode ser voluntário e atuar no NPJ assim que ingressa no curso. Para iniciar o atendimento à população, o estudante participa de um ciclo de capacitação para estar apto a atender às demandas do público”, ressalta Milena.

Além disso, a Coordenadora do NPJ explica que o Núcleo visa facilitar o acesso à serviços jurídicos. “Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a diversos serviços, seja orientando o público acerca dos seus direitos e o que fazer para efetivá-los, fazendo acordos ou entrando com ações no Poder Judiciário”, pontua.

Para este ano, o Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIFAMETRO já está agendando atendimentos, que ocorrem durante a semana ou aos sábados. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (85) 3206-6422 (no turno da tarde) ou comparecer ao NPJ, localizado na Rua Conselheiro Estelita, 515, em Jacarecanga.

Sobre o curso de Direito da UNIFAMETRO 

Reconhecido com nota 4 pelo Ministério da Educação (com nota entre 1 a 5), o curso de Direito da UNIFAMETRO proporciona uma sólida formação generalista e humanística, desenvolvendo competências e habilidades indispensáveis à adequada compreensão do fenômeno jurídico e das transformações sociais. O curso oferece ao aluno estrutura curricular moderna, atendendo as diretrizes curriculares nacionais e as exigências da interdisciplinaridade, contemplando disciplinas teóricas, estágio de prática jurídica, atividades complementares e trabalho monográfico obrigatório. Para mais informações, acesse: https://seja.unifametro.edu.br/

Recommended Posts