[JULHO AMARELO] Gastroclínica orienta sobre os cuidados e prevenções contra o câncer ósseo e as hepatites virais

Início » [JULHO AMARELO] Gastroclínica orienta sobre os cuidados e prevenções contra o câncer ósseo e as hepatites virais

[JULHO AMARELO] Gastroclínica orienta sobre os cuidados e prevenções contra o câncer ósseo e as hepatites virais

 In capuchino-news

A campanha do mês de julho alerta sobre os cuidados preventivos, de conscientização  e tratamento contra o câncer ósseo e as hepatites virais. Especialista em atendimento médico de alto padrão, o Hospital Gastroclínica orienta a população geral com as principais recomendações para reforçar as ações de vigilância sanitária no Julho Amarelo. 

O câncer ósseo possui tratamento precoce, como explica Henrique César, diretor técnico do Hospital Gastroclínica, alertando sobre a atenção aos sinais, como dores e aumento de volume do osso, ou músculo doente, embora muitos casos sejam assintomáticos . “Os tumores ósseos podem ser benignos, ou malignos e são relativamente raros, se comparados a outros tipos. O diagnóstico é realizado através de exames como radiografia, tomografia e ressonância, além da biópsia e fazer pelo menos um destes exames por ano é essencial para prevenir e identificar o funcionamento dos ossos”, pontua. 

Além do câncer ósseo, as hepatites virais (A, B, C, D e E) também estão incluídas na campanha do Julho Amarelo e se diferem em sua propagação, mas podem ser transmitidas pelo contato via  oral, sexual, ou sanguíneo. O principal ponto de transparência está na prevenção, como explica a infectologista do Hospital Gastroclínica, Dra. Tânia Mara, “Precisamos sempre conscientizar as pessoas e orientar para a realização de exames e testes periódicos”, explica. 

Prevenção da Hepatite A

A vacinação é a melhor forma preventiva e a mais segura, mas cuidados básicos também são essenciais, como lavar as mãos com frequência, usar preservativos, cozinhar bem os alimentos, usar água filtrada e ter atenção às instalações sanitárias, evitando contato com esgotos, poços e riachos.

Prevenção da Hepatite B

Assim como a hepatite tipo A, a B também possui vacinas como principal método preventivo.  Para evitar a contaminação, evite o compartilhamento de objetos pessoais, tais como escovas de dentes, lâminas de barbear e material de manicure. 

Prevenção da Hepatite C

Neste caso, ainda não possui vacina preventiva, então os cuidados precisam ser redobrados, principalmente com o manuseio de equipamentos que envolvam sangue: seringas, agulhas e alicates). Com a identificação do contágio, o tratamento deve ser seguido de forma correta, para garantir maior eficácia na recuperação.  

Prevenção da Hepatite D

Essa hepatite é decorrente da B e causa infecção nas células do fígado, então a vacina torna-se eficaz para ambas.

Prevenção da Hepatite E

A melhor forma de prevenção é o cuidado com saneamento e higiene, semelhante ao tipo A. Os casos mais graves da doença são em grávidas, que podem desenvolver infecções crônicas.

Hospital Gastroclínica

Há mais de 40 anos, o Hospital Gastroclínica é referência por manter um alto padrão de qualidade em serviços, contando com a eficiência de seus profissionais, e principalmente, pela tradição em atendimento humanizado. São diversas especialidades e uma estrutura completa de UTIs, maternidade, pronto atendimento, laboratório, blocos cirúrgicos e mais.

Recommended Posts