Inovação e tradição: artesanato vira sinônimo de design e moda

Início » Inovação e tradição: artesanato vira sinônimo de design e moda

Inovação e tradição: artesanato vira sinônimo de design e moda

 In capuchino-news

Definido como uma técnica manual que possui o objetivo de produzir materiais feitos a partir de uma matéria-prima natural, o artesanato atua para além da função socioeconômica, mas também é um grande sinônimo de design e moda. Além de bijuterias, ele é reconhecido em áreas como a de patchwork, metais, brinquedos, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, dentre diversas técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.

No catálogo de peças do e-commerce Terrartesã do Grupo Mulheres do Fortaleza, o design e moda do artesanato podem ser encontrados em jogos americanos de tecelagem com palha de taboa; sousplats de renda filé e em crochê; porta copos em renda filé; cesto trançado  com palha de milho, dentre outros. Todos os produtos são feitos por artesãos tradicionais, famílias, comunidades e pessoas em condições de vulnerabilidade, que foram orientados pelas voluntárias do Grupo. Na ocasião, os participantes aprendem que, além de ser uma fonte de renda, o artesanato, hoje, é também a valorização de uma tradição que se tornou peça-chave para a moda e o design. 

“Buscamos levar para as diversas gerações a sabedoria de fazer acontecer as habilidades manuais no artesanato local, ao mesmo tempo em que viaja mundo afora, seja por meio de uma peça mais trabalhada ou algo mais simples. Reforçamos, também, que o artesanato passou por muitas transformações ao longo dos anos, sendo um fator de grande importância para agregação de valor cultural no  Brasil”, pontua Annette Reeves, Líder do Núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil,

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. Composto por mais de 94 mil mulheres oriundas de vários segmentos, organizadas em núcleos espalhados em todo o Brasil e em alguns países do mundo, o grupo tem como propósito construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino. Trabalha ativamente em conjunto com outras organizações e engajando suas integrantes para discutir, propor e realizar ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, igualdade de gênero e racial, combate à violência contra a mulher e outros temas de interesse social. Tem uma agenda propositiva com planos de ação para pensar e agir focando no todo, por um país melhor. O grupo é suprapartidário, levanta a bandeira de uma causa: o Brasil.

Recommended Posts