Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Fortaleza participa da primeira oficina do Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher

Início » Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Fortaleza participa da primeira oficina do Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher

Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Fortaleza participa da primeira oficina do Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher

 In Sem categoria

O Grupo Mulheres do Brasil-Núcleo Fortaleza, por meio de sua Líder Annette Reeves, e as Voluntárias do Comitê Cultura de Paz Alinne Miranda, Rebeca Quezado e Márcia Vieira, participaram, no último dia 11 de maio, da primeira Oficina Virtual para a construção do Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher.

O evento contou com a presença da Vice Governadora do Estado do Ceará, Professora Izolda Cela, que ratificou o apoio ao Projeto, destacando a importância da criação de Redes mais consolidadas, com ações eficientes e sistemática do Poder Público, de todas as instituições ligadas à temática  e da Sociedade Civil, para que possa aprimorar  atuações e contribuir para uma sociedade melhor para a mulher.

Esteve presente, também, a Dra. Denise Aguiar, Secretária Executiva da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulher e Cidadania do Ceará, cuja governança do Pacto ficará à cargo dessa Secretaria. O presente projeto tem como base o estudo científico denominado “Panorama do Crime de Feminicídio Cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – Comarca de Fortaleza (2018-2019) – UFC/FUNCAP” e  Software “Proteção na Medida”, idealizado pelo Dr. Tiago Dias, criado para agregar informações, instituições e serviços voltados à proteção da mulher em situação de violência doméstica e familiar.

A iniciativa foi lançada no dia 09 de março deste ano, em evento on-line,  por meio do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Fortaleza, com a presença de sua Líder Nacional Luiza Trajano, juntamente com colaboradores e apoiadores de diversas instituições, e de lá para cá tem se fortalecido diante da importância de se melhorar a vida e proteção da mulher cearense.

Tem como princípios a criação de mecanismos e medidas, de forma colaborativa, que impactem na redução dos altos índices de violência contra a mulher, em todas as suas formas, no Estado do Ceará, estabelecendo um canal único entre instituições e a mulher. Além disso, viabilizar a prevenção de forma educativa, a assistência e a promoção de oportunidades de capacitação laboral, dentre outros meios que promovam  o resgate de sua dignidade e inserção ao mercado de trabalho, além de desenvolver meios que promovam a ressignificação comportamental do agressor através de mecanismos de cultura de paz.

O Pacto Colaborativo conta com o apoio e colaboração do Governo do Estado do Ceará, o LabIris da Casa Civil, Insight Data Science Lab. da UFC, da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Sistema FIEC/SENAI, entre outras entidades.

Recommended Posts