Gastronomia: nova matriz curricular da Unifametro traz inovações e aprendizado por competências

Início » Gastronomia: nova matriz curricular da Unifametro traz inovações e aprendizado por competências

Gastronomia: nova matriz curricular da Unifametro traz inovações e aprendizado por competências

 In Sem categoria

Pensando em inovar a matriz curricular do curso de graduação tecnológica em Gastronomia, além de proporcionar o aprendizado de forma mais especializada por meio de competências e habilidades para o mercado de trabalho, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) montou o “Projeto Competências”, onde o ensino acontece por meio de trilhas e módulos de aprendizagem. Para o ano de 2021, os ingressantes do curso já contam com a nova modalidade. 

Segundo o coordenador do curso, professor Fábio de Lucca, o projeto foi idealizado a partir de uma pesquisa no mercado de trabalho com objetivo de analisar os profissionais de gastronomia e identificar o que está sendo exigido desses profissionais.

“Os cursos de graduação em gastronomia têm uma formação mais generalista, com foco nas disciplinas de forma mais geral. Para montar a nova grade da Unifametro, nós listamos as competências necessárias para atuar no mercado e criamos disciplinas visando ter mais profundidade nos conteúdos estudados”, frisa.

Se antes a cada semestre o estudante cursava seis disciplinas, com o novo projeto é possível aprofundar conhecimentos em até 20 conteúdos diferentes, com maior especificidade em cada matéria. A nova proposta ainda possibilita que estudantes que, por algum motivo não possam neste momento cursar a graduação, optem por estudar módulos isolados ou trilhas profissionalizantes.

Como diferenciais, o curso de gastronomia da Unifametro aprofunda o aprendizado em disciplinas específicas como gastronomia hospitalar, coquetelaria clássica, panificação autoral, fermentação natural, produção de licores e bitters, beer sommelier, produção de destilados, legislação aplicada à gastronomia, consultoria gastronômica, entre outras.

“Percebemos que com esse novo modelo será possível preparar ainda mais o estudante para o mercado de trabalho. Nosso foco é que ele tenha a melhor formação para encarar os desafios da carreira em qualquer área que ele optar seguir”, finaliza o coordenador do curso.

Sobre o curso de Gastronomia da Unifametro:

Com nota 4 no Ministério da Educação (1 a 5), o curso de Gastronomia da Unifametrooferece uma formação integral, com uma abordagem atual. O objetivo do curso é o de qualificar profissionais em sintonia com as inovações no setor gastronômico por meio de um quadro de professores qualificados e que atuam no mercado de trabalho. Com duração de quatro semestres, o curso é oferecido na modalidade presencial no campus Fortaleza nos turnos manhã e noite. Para mais informações, acesse: http://www.unifametro.edu.br/graduacao/gastronomia/

Recommended Posts