Edição de retomada presencial do DFB Festival celebra título de Cidade Criativa do Design, outorgado à Fortaleza pela Unesco

Início » Edição de retomada presencial do DFB Festival celebra título de Cidade Criativa do Design, outorgado à Fortaleza pela Unesco

Edição de retomada presencial do DFB Festival celebra título de Cidade Criativa do Design, outorgado à Fortaleza pela Unesco

 In Sem categoria

Após dois anos de realização online do evento, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, retoma sua forma presencial e híbrida nas areias da Praia de Iracema nestes dias 25, 26, 27 e 28 de maio. De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival carrega o tema “Ocupe seu espaço” com um olhar 360°, para retratar o Brasil de diversos horizontes. Para além da moda e de forma multicultural, o público confere programações voltadas para cultura, economia, formação, indústria, gastronomia e turismo.

Reforçando o compromisso com a criatividade e economia criativa, o DFB ressalta o título de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela Unesco. O reconhecimento foi outorgado em 2019, ano da última edição presencial do DFB Festival, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas passaram pelo evento durante os quatro dias de programação. 

Com uma proposta moderna de cidadania, este ano o festival conta com uma exposição do Instituto do Câncer do Ceará feita com mulheres mastectomizadas. “O DFB Festival é o único evento do Brasil focado em moda autoral e com seis editais públicos de participação. É muito mais que moda, pois trabalha o social, é incentivador, provocador e mexe com toda a estrutura da indústria do Estado, ou seja, o DFB é multifacetado”, explica o idealizador do evento. Segundo Cláudio, a força criativa da indústria da moda cearense estará muito presente neste ano. “Teremos peças de bordado, couro, macramê e vários outros materiais”, destaca.

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

Nova cena da moda autoral cearense ocupa espaço no DFB Festival 2022

O evento recebe, neste ano, mais de 20 desfiles em suas passarelas. Dentre eles, estilistas, marcas e especiais de moda cearense. Duas salas com passarelas de 40 metros recebem os desfiles na 22ª edição – o público vai conferir criações dos estilistas e marcas Olé Rendeiras por Catarina Mina e QAIR Brasil, Kallil Nepomuceno, Hand Lace, Vitor Cunha, Almerinda Maria, Rendá, Ivanildo Nunes, Senac Richelieu por Ivanildo Nunes, Marina Bitu, Baba, Lindebergue, Bruno Olly, Banana Urbana, Sherida, Alix, Theresa Montenegro, Manuel Bessa, David Lee, Vi Lingerie, Sau Swim, Sand Blue e Rio de Jas, além do desfile Enel Upcycling e do Projeto 100% CE por Cláudio Silveira. Neste ano, o DFB também apresenta um desfile de moda Upcycling, com reaproveitamento de materiais, em parceria com a Enel Brasil. A apresentação complementa as ações do novo espaço do evento, o Factory, com direito a instalações gigantes de players do setor de eventos do Ceará e um palco para os shows, com 28 metros de altura e cenografia 100% feita em sucata. 

Sobre o DFB Festival

Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que entra em diálogo com a moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e, também, para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

Serviço

DFB Festival 2022

Quando: 25 a 28 de maio

Onde: Praia de Iracema – Fortaleza (CE)

Instagram: @dfbfestival 

Inscrições para as palestras: https://bit.ly/3l74Uvd

Site: https://www.dfbfestival.com.br/

Entrada Gratuita para o evento (Sujeito a capacidade de lotação)

Entrada para os desfiles somente com convites físicos

Classificação indicativa: 12 anos

Recommended Posts