Desafios do home office: M. Simeão lista 10 passos para a manutenção produtiva dessa rotina de trabalho nas empresas

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Desafios do home office: M. Simeão lista 10 passos para a manutenção produtiva dessa rotina de trabalho nas empresas

 In capuchino-news


Em função dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19, empresas do mundo inteiro precisaram readaptar-se às novas formas de administrar os negócios, a fim de garantir a continuidade do trabalho e manter o fortalecimento interno entre os colaboradores.

Passados oito meses de quarentena, algumas empresas retornaram ao trabalho presencial, outras optaram por continuar home office. Com bons resultados, algumas já admitem manter o trabalho em casa após a pandemia. Para contribuir com o sucesso da prática, é crucial que os líderes e colaboradores possam utilizar de estratégias que favoreçam a otimização do rendimento, da organização e do engajamento com a equipe.

A M. Simeão, referência no segmento de Gestão de Pessoas e Psicologia Clínica em Fortaleza, lista 10 sugestões que podem contribuir com a produtividade dessa rotina de trabalho, primando pela saúde mental dos colaboradores.

1 – Determine um local de trabalho

Dê preferência a locais arejados, organizados, silenciosos e iluminados. Demarcar um cômodo para ser o seu “escritório”, ajudará na organização, adaptação e rotina.

2 – Troque de roupa

O ritual de preparação para o trabalho antes do expediente, como pôr uma roupa apropriada para reuniões, demarca alguns dos limites que diferencia o tempo dedicado ao trabalho e ao descanso, mesmo que você esteja no mesmo ambiente (em casa).

3 – Fortaleça a comunicação entre os colaboradores

Com a adoção de novos hábitos, o reforço da comunicação corporativa se faz essencial. Para isso, ela precisa ser assertiva, efetiva e transparente, a fim de manter o time alinhado e engajado, mesmo remotamente. Manter o contato com o time diariamente, equilibrando autonomia e suporte, contribui para o alinhamento e trabalho em equipe.

4 – Mantenha o local de trabalho organizado

Limpe e organize diariamente o cômodo que você escolheu para ser o seu “escritório”. O excesso de estímulos à vista que não serão utilizados naquele momento aumentam a dispersão. A organização externa auxilia na organização interna (concentração, foco) e vice-versa.

5 – Mantenha uma agenda e lista de tarefas

Planejamento para a execução de atividades é ainda mais importante na rotina do home office. Mais do que nunca, o autogerenciamento será essencial. Os seus resultados apresentados podem lhe conferir mais autonomia e credibilidade. Planilhas, mapas mentais e aplicativos como Google Agenda, Evernote, Trello, Google Keep, Microsoft To Do e Zoho Calendar ajudam você a se comprometer a realizar as atividades durante o dia.

6 – Evite distrações

É comum nos distrairmos com uma notificação no celular, por exemplo, mas é ideal estabelecer limites para o melhor aproveitamento do tempo para o cumprimento de tarefas, bem como para evitar a necessidade de trabalhar no horário definido para descanso.

7 – Faça intervalos e alongue o corpo

Levante-se para ir ao banheiro, beber água, fazer um lanche ou tomar um café. As pausas são fundamentais para espairecer as ideias, alongar o corpo e fazer pequenos descansos.

8 – Não se cobre exageradamente

A cobrança excessiva acaba gerando improdutividade, pois resulta em estresse, ansiedade e impaciência. Fortalecer o cuidado mental e físico são estratégias diárias para favorecer o bem-estar. Além disso, é importante entender que alguns dias serão menos produtivos que outros.

9 – Para os líderes

Busque trabalhar com prazos de entregas e ofereça autonomia para os colaboradores gerenciarem suas tarefas. Esteja disponível para dúvidas, ofereça feedbacks e com regularidade, pergunte como os colaboradores estão. Socialize com o grupo boas práticas de colaboradores que podem ser incorporadas por outros membros do time.

10 – Saia do trabalho

Encerrou o expediente? Levante-se e procure descansar ou fazer coisas que possibilitem o lazer.

Muitas empresas precisaram evoluir 4 anos em 4 meses, pois novas propostas tiveram que ser repensadas para atender às novas demandas. Como muitas organizações continuam a desempenhar suas responsabilidades na modalidade home office, é preciso que líderes e colaboradores possam unir forças, a fim de encontrarem soluções novas e criativas para o novo tempo que pede adaptação e flexibilidade.

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