Caixa x Saco: Maranguape Laticínios explica as diferenças e benefícios dos dois tipos de embalagens de leite

Início » Caixa x Saco: Maranguape Laticínios explica as diferenças e benefícios dos dois tipos de embalagens de leite

Caixa x Saco: Maranguape Laticínios explica as diferenças e benefícios dos dois tipos de embalagens de leite

 In Sem categoria

Puro, em produtos derivados ou presente em diversas receitas, o leite é um dos alimentos mais consumidos do mundo por promover benefícios à saúde. Nos supermercados, é comum que o consumidor possa encontrar o alimento em duas versões: em caixa e em saco. A Maranguape Laticínios, referência no segmento, aponta qual a diferença das embalagens.

A principal distinção entre os dois tipos está na forma em que são preparados. O leite de saquinho é pasteurizado, sendo aquecido até 75ºC e resfriado posteriormente, eliminando as bactérias nocivas para o ser humano. Já o leite encontrado na caixa é chamado de “Longa Vida” ou “UHT”, e é aquecido entre 130ºC e 150ºC. “O processo de pasteurização elimina as bactérias patogênicas do leite, enquanto o processo UHT elimina todas as bactérias presentes no leite, patogênicas e probióticas. Quando a comparação é sobre valor nutricional, as duas embalagens realizam a conservação de forma semelhante, mantendo as vitaminas A, B e D, o cálcio e o potássio”, explica a coordenadora de qualidade da Maranguape Laticínios, Camila Martins. A especialista esclarece ainda que ambas as embalagens não impactam na qualidade e nos benefícios do leite para o consumidor.  


“A vantagem que o leite longa vida apresenta em relação ao pasteurizado é o tempo de prateleira. Enquanto o leite de caixinha tem a validade de quatro meses em embalagem fechada e até três dias após aberto, a do leite de saquinho é de apenas quatro dias. Com relação às substâncias adicionadas, os famosos aditivos, no caso do leite UHT há os estabilizantes que tem como função simplesmente evitar que ocorra a separação de fases no leite, ou seja, no leite UHT não há adição de conservantes, e o seu longo prazo de validade se deve unicamente ao tratamento térmico”, finaliza.

Benefícios do leite

O leite é um dos alimentos mais benéficos para a saúde. Sendo rico em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas, potássio e sódio, ele é um grande aliado para o cuidado com os ossos, prevenindo doenças como osteoporose e também possíveis fraturas. Além disso, o leite promove um melhor funcionamento do sistema nervoso e ajuda no fortalecimento dos músculos.

Sobre a Maranguape Laticínios

Com mais de 50 anos de tradição e qualidade no mercado, a Leite Maranguape, hoje Maranguape Laticínios, surgiu da cooperativa que contou inicialmente com a união de 120 participantes da sociedade de Maranguape, município localizado na região metropolitana de Fortaleza. Com equipamentos de alta tecnologia, a Maranguape Laticínios fabrica produtos lácteos de excelente qualidade, oferecendo o melhor para o consumidor.

Recommended Posts