Analista de carreiras explica a diferença e vantagens de ser trainee e estagiário

Início » Analista de carreiras explica a diferença e vantagens de ser trainee e estagiário

Analista de carreiras explica a diferença e vantagens de ser trainee e estagiário

 In capuchino-news

Estabelecido como um momento em que o estudante tem a oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante a graduação, o estágio é o período ideal para a aprendizagem e aprimoramento de conhecimentos. De acordo com a Analista de Carreiras do Centro Universitário Fametro (UNIFAMETRO), Marta Brandão, a prática do estágio é uma excelente maneira de confirmar a escolha da profissão, agregar valor ao currículo, fazer networking, desenvolver e aprimorar competências e habilidades.

Além de estágio, há também o cargo de trainee. Entretanto, essa modalidade é voltada apenas para os recém-formados. Segundo Marta, o ideal é que os estudantes se preparem bem, uma vez que ambas oportunidades contribuem para o crescimento no mercado. “Mesmo com a falta de experiência, o aluno pode compensar em outro diferencial. Também é importante caprichar na apresentação pessoal, pesquisar sobre as empresas, saber trabalhar bem em equipe e ser pontual”, destaca a Analista de Carreiras.

Entre as vantagens de ser estagiário e trainee, estão: adquirir experiência profissional, aumentar a rede de contatos, colocar em prática o conhecimento da faculdade e conhecer sobre a profissão que deseja seguir.

“O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, mas é regulamentado pela Lei nº. 11.788/2008. Quanto à remuneração, o estudante recebe uma bolsa-auxílio, vale-transporte e recesso remunerado, caso o estágio seja na modalidade de estágio não-obrigatório. Já o trainee é um colaborador efetivo igual aos demais profissionais da empresa. Logo, recebem todos os benefícios previstos pela CLT (Férias, FGTS e 13º salário) e geralmente a jornada de trabalho é de 8 horas diárias. Quanto à duração, o programa depende de cada empresa, mas o período costuma ser de seis meses a 2 anos”, finaliza Marta.

Sobre a UNIFAMETRO Carreiras

Área da Unifametro voltada para apoiar alunos e egressos em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade, a Unifametro Carreiras tem como principais Serviços: divulgação de oportunidades de estágio, efetivas e trainee; eventos e atividades de capacitação profissional e aproximação com o mercado de trabalho; consultoria de carreira; parceria com empresas; e Gestão do Estágio extracurricular.

Recommended Posts