Serlares indica cuidados necessários com a higiene na hora do preparo de refeições

 In capuchino-news

Cuidados com a higiene são essenciais para quem trabalha no setor de alimentação em todas as circunstâncias. Porém, desde as notícias sobre a contaminação e epidemia do novo coronavírus essa cautela teve que ser redobrada para garantir a segurança de todos.

Pensando em auxiliar os empreendedores que trabalham no ramo alimentício, a Serlares, empresa referência na produção de refeições coletivas há 40 anos no Norte e Nordeste do país, preparou uma lista com os cuidados necessários na hora do preparo das refeições. Confira:

Tenha uma equipe higienizada

Mesmo que não haja evidência comprovada de que os alimentos possam sofrer contaminação pelo novo tipo de coronavírus, é importante reforçar as medidas de prevenção de higiene pessoal e da cozinha onde os alimentos são preparados.

De acordo com Rafaela Canito, gerente de qualidade da Serlares, esses cuidados são essenciais em todas as etapas. “O primeiro passo para se trabalhar com alimentação, seja nesse ou em qualquer outro período, é conscientizar sua equipe de que a limpeza sempre deve vir em primeiro lugar. Mantendo a higienização, a qualidade das refeições não será comprometida”, declara.

Reduza a quantidade de colaboradores na cozinha

É comum nos estabelecimentos que trabalham com a produção de refeições encontrar grandes equipes com colaboradores que apenas auxiliam no momento do preparo. Neste momento, de acordo com Rafaela, o indicado é otimizar a produção, reduzir o quadro de funcionários no local para garantir a segurança de todos. “É importante que estejam no ambiente da cozinha, apenas aqueles que estão diretamente ligados ao processo de produção. Os demais podem ser alocados a outras funções temporariamente”, indica.

Disponibilize materiais de higienização

Com a conscientização dos colaboradores sobre a importância dos cuidados com o preparo das refeições, a dica é deixar disponíveis materiais que facilitem a higiene pessoal dos envolvidos nos processos de preparo e manuseio, como conta a gerente de qualidade, “É indispensável que toda área de manipulação de alimentos tenha disponível pias exclusivas para higienização das mãos, com água, sabonete bactericida, papel toalha e álcool em gel. Com esses materiais, o próximo passo é lembrar de constantemente de higienizar as mãos”, afirma.

Cuidados com os materiais de trabalho

Os cuidados com os utensílios utilizados, como pratos, colheres, facas, garfos, pegadores e copos, devem ser redobrados. Rafaela explica como os utensílios devem ser manuseados. “É importante que todo esse processo seja seguido com cautela e zelo. Sempre higienizar adequadamente esses utensílios tanto no preparo, quanto no momento de disponibilizar aos clientes.” conta.

Mantenha o ambiente arejado

Manter o local de preparo das refeições bem arejado também é importante, checar sempre as saídas de ar do ambiente e os equipamentos de circulação do ar estão limpos. Dessa forma, o clima no local não será tão propício para a proliferação desse e de outros vírus.

Atenção às embalagens

Caso o seu estabelecimento trabalhe com entregas esse ponto também merece atenção. Rafaela, indica o máximo de cuidado nesse momento. “É importante que quem for servir as porções esteja de luvas descartáveis e que os alimentos estejam bem lacrados nos recipientes”, finaliza.

Caso deseje mais informações, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveu uma cartilha especial para auxiliar na orientação de proprietários de estabelecimentos comerciais sobre como lidar nesses momentos, confira: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/coronavirus-abrasel-lanca-ebook-sobre-cuidados-na-higiene-para-delivery-de-bares-e-restaurantes/.

Recommended Posts