Segundo dia do DFB Festival 2018 ressalta a sintonia entre os diversos segmentos que envolvem a moda, a sociedade e a economia criativa

 In capuchino-news

Segundo dia do DFB Festival 2018 ressalta a sintonia entre os diversos segmentos que envolvem a moda, a sociedade e a economia criativa

O segundo dia de DFB Festival 2018 seguiu nesta quinta-feira (10) com o ritmo efervescente do maior encontro de moda autoral da América Latina que também passeia pelas áreas da formação, cultura, gastronomia, música e dança, reunindo um extensa programação que acontece, pelo quarto ano consecutivo, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza.

O idealizador do evento, Cláudio Silveira, destacou a importância da multidisciplinaridade do festival, que promove a união entre todos os setores da sociedade e da economia circular e criativa, abrindo espaço para as mais diversas formas de criação e expressão e, a cada ano, projetando ainda mais novos talentos.

Durante a noite, diretores do evento, Claudio Silveira e Helena Silveira, também foram prestigiados por nomes como Onélia Leite, primeira dama do estado; Kelly Whitehurst, presidente do Sinditêxtil; e Thyane Dantas, idealizadora do projeto New Faces, que revelou talentos descobertos em seletivas no interior do Ceará para estrearem como modelos nas passarelas do DFB Festival 2018.

Desfiles

Abrindo o segundo dia de desfiles, a Hand Lace, marca estreante no Festival, lançou na passarela do DFBeach Club, um olhar sobre a floresta, trazendo o espírito da flora e da fauna selvagem com peças desenvolvidas em handmade.

Logo em seguida, outra estreante, a paulistana minimalista D-Aura, apresentou a coleção Chemia, trazendo formas fluidas, drapeadas e plissadas que imprimiram o conceito do processo de transformação. Na mesma sala, o estilista André Sampaio marcou sua quarta passagem pelo DFB Festival trazendo uma reflexão sobre a velocidade do tempo, subvertendo códigos conhecidos a partir de uma alfaiataria esperta e adulta.

A dupla formada pelas marcas Elo.Collab e Fábio Caracas trouxe o conceito do upcycling e o debate sobre o empoderamento feminino para o centro das atenções.

Outra veterana, a notável estilista Gisela Franck apresentou um trabalho atemporal, marcado pela sutileza dos tecidos de fibras naturais, abrindo espaço para a reflexão sobre o consumo consciente.

Pelo segundo ano consecutivo, a renda renascença de Camila Arraes e sua grife Rendá ganhou todos os olhares, com um delicado trabalho inspirado nas riquezas naturais do Nordeste, traduzindo a valorização regional em peças leves e despojadas.

Unindo o design contemporâneo com a matéria prima experimental, Weider Silveiroprivilegiou o artesanato em suas peças, apresentando coleções sazonais voltadas para o segmento da moda jovem feminina.

Fechando a segunda noite, o talentoso Iury Costa apresentou a coleção Astúcias, mostrou elementos de altíssima qualidade e requinte, traçando um paralelo entre o moderno e o regional.

Shows

No Palco Ceará Sobe o Som, subiram grandes nomes do cenário local e nacional, como Camila Marieta, As Bahias e a Cozinha Mineira e a banda Tome Batom Vermelho, animando o público com shows gratuitos e uma pluralidade de estilos. Já no Palco Moda, a cantora cearense Nayra Costaapresentou-se em pocket shows durante os intervalos entre os desfiles. Por último, o Palco Atlântico Sul contou com a apresentação da Banda Duetos.

DPM

Firmando mais um ano de uma parceria de sucesso, o DFB Festival e o Senac/Ce realizaram o segundo dia de programação do Dragão Pensando Moda (DPM). Na pauta das palestras e oficinas do projeto, a temática do Universo Masculino foi o centro dos debates e reflexões. Os estilistas Mario Queiroz, David Lee, o designer Erico Gondim, a consultora de produtos educacionais do Senac/Ce, Eveline Costa, foram os palestrantes do segundo dia, trazendo diferentes abordagens sobre a moda masculina, no pavimento superior do Terminal Marítimo.

Confira a programação dos próximos dias do DFB Festival 2018:

DESFILES

Horário11.MAIO – SEXTA12.MAIO – SÁBADO
17:00SALA DFBEACH CLUBSALA DFBEACH CLUB
Bikiny Society
18:30SALA BRANCASALA BRANCA
Concurso dos Novos 1Concurso dos Novos 2
Faculdade AteneuUFC
Faculdade Santa MarcelinaUFPI
IFRN – Campus CaicóUniv. Estácio de Sá
SENAC – SEUniv. Estadual Santa Catarina
19:00SALA NEGRASALA NEGRA
Ivanovick

+

Herculano Marques

Jonhson Cavalcante

+

Bruno Olly

19:30SALA BRANCASALA BRANCA
Rebeca SampaioRonaldo Silvestre
20:00SALA NEGRASALA NEGRA
Kallil NepomucenoTANDEN
 20:30SALA BRANCASALA BRANCA
Jeferson RibeiroDavid Lee
 21:00SALA NEGRASALA NEGRA
Ivanildo NunesRIACHUELO

SHOWS

 

Sexta-feira 

11/05

Sábado

12/05

BANDA DUETOS

(PALCO ATLÂNTICO SUL)

BANDA DUETOS

(PALCO ATLÂNTICO SUL)

Nayra Costa

(PALCO MODA)

A CONFIRMAR
Cia Vera PassosNigroover
Lançamento do Grupo
Cidade
DJ Mor
CICKarol Conka
DUXLazy Bear

 

ARENA DPM

11.05 – MODA, EMPREENDEDORISMO  E SUSTENTABILIDADE12.05 – BELEZA E MODA 
13h30 – PALESTRA DANIELLE FERRAZ –  MODA SOB MEDIDA
14H30 – PALESTRA EMPREENDEDORISMO FLEE (CE)

 

14h30 – PALESTRA NEUSA NEVES (INGLATERRA) – MAQUIAGEM E STYLING, REPRESENTANTE DO LONDON COLLEGE OF FASHION
15h30 – PALESTRA PATRICIA PONTALTI (RS) – 15H30 ESTILO É PARA SEMPRE / MODA NA REAL A JORNALISTA E CONSULTORA DE MODA FALA SOBRE O FENÔMENO DOS “PERENNIALS” E SOBRE ESTILO PESSOAL EM TODAS AS IDADES
16h – CONVERSA CRIATIVA: SUSTENTABILIDADE E COOPERAÇÃO ITIANA PASETTI (RS), GABI MAZEDA (SP) (REROUPA)

MEDIAÇÃO: EDUARDO MOTA

16h – CONVERSA CRIATIVA: NEUSA NEVES (INGLATERRA) – PATRÍCIA PONTALTI (RS)

 

17h – Fechamento da Oficina de Moda e Beleza: Gabi Mazeda (SP), (REROUPA), Aline Matias (SP e RS)

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

De 13h30 às 17h

Cursos :

*Ilustração de moda – Marcelo Belisário

*Analise de Cor – Luciana Ulrich

*Design Estrategico de moda – Phaedra Brasil

18h – Lançamento – Livro Sob Medida: Guia Prático de Moda para a Vida Real19h – Desfile comunidade moda – herculano marques

Local: Sala Negra

Confira breve descrição de estilista/projeto:

  • Ivanovick– A coleção Alma Negra: Afrika Futurista + Sertão Popstar é inspirada na cultura negra africana e no sertão nordestino. A ideia é trazer a representação da roupa sob um olhar contemporâneo, no qual as peças carregam referências hipermodernas.
  • Herculano Marques –O designer traz a Rainbow Widow, inspirada em uma viagem pelo universo apaixonante do dadaísmo e também pelo colorido dos anos 80, extraindo elementos dos movimentos musicais, culturais e de outras manifestações artísticas.
  • Rebeca Sampaio –Na coleção intitulada Rosie, os shapes passam pelos vestidos bodycon com pegada mais bold e oitentista até os mais soltinhos e fluidos com babados e franzidos. A cartela de cores traz a mistura de candycolors com tons terrosos. O couro (marca registrada da estilista) ainda figura em grande parte da coleção, mas é seguido também de tecidos mais leves e fluidos e texturas mais rústicas, principalmente nos acessórios.
  • Kalil Nepomuceno– Há mais de 20 anos, o estilista está no mundo da moda e se conceitua por surpreender com o requinte e a ousadia dos vestidos de festa que elabora.
  • Jeferson Ribeiro –O designer vem se destacando como nome forte no cenário do womenswear, com sua moda cada apoiada na alfaiataria. Para romper os padrões ocidentais da feminilidade, Jeferson se inspirou na liberdade estética e nas gambiarras das festas de largo, populares nos anos 80 e 90, na Bahia, para construir a coleção.
  • Ivanildo Nunes –Em 2006, Ivanildo participou do Concurso “Novos Talentos do Dragão Fashion”, que resultou em um convite para expor sua coleção no espaço Inspiration da FENIT 2007. Ele se destaca no universo da moda por criar vestidos exclusivos e captar o desejo de cada cliente para elaborar a peça dos sonhos de cada uma.
  • Bikiny Society –A marca apresenta a coleção Aloha, termo mais usado nas ilhas do Hawaii, seja como saudação, seja como despedida. As peças são
    inspiradas na natureza de ilha, com cores e tecidos que são reflexo desse lugar encantado.
  • Jonhson Cavalcante –A coleção tem como fonte de inspiração o Guerreiro Alagoano que é um auto natalino, trazendo personagens com trajes multicoloridos, inspirados na nobreza do século XX .
  • Bruno Olly – A luz que se revela nas raízes dos orixás traduz a beleza de Oxum na coleção do estilista Bruno Olly. A deusa do candomblé estampa seu axé no desenho de xilogravuras que destaca looks em tons terrosos, jeans pré-lavados, texturas, estamparia, bordados e aplicações.
  • Ronaldo Silvestre –Consagrado no sudeste, o estilista sempre é destaque nas passarelas do DFB. Ronaldo conta que seu trabalho hoje é uma forma de homenagear sua mãe, que era costureira e sustentou a família com a profissão.
  • Tanden – A coleção Colheita Grande é sobre a colheita pessoal das mulheres. Para dar forma e design as roupas, a equipe buscou se aprofundar nas camponesas. Desenvolvendo uma silhueta livre, com leveza e movimento.
  • David Lee – Revelado no DFB, o estilista cearense David Lee, campeão da edição 2017 do Prêmio Novos Talentos GQ+Reserva, investe na coleção “Avesso”, sobre a preciosidade dos sentimentos e das emoções. Um possível questionamento sobre o que realmente é importante na vida moderna.
  • Riachuelo –Na passarela, a Riachuelo traz a influência do militarismo com um mix de vestidos de tecidos fluidos e t-shirts com complementos pesados, como parkas, jaquetas de couro e tricôs. Os tons de verde e preto dominam e surgem renovados pelo mix com animal print. Para completar o look, os coturnos são a pedida perfeita.

Mais informações sobre o Dragão Pensando Moda

As relações entre sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo, são o assunto do dia 11/05, que reunirá palestras de Danielle Ferraz (Moda sob Medida) e Orlando Lustosa e Leonardo Esmeraldo, gestores do projeto Lighthouse (CE). Concluindo o dia, Conversa Criativa sobre Sustentabilidade e Cooperação, com Itiana Pasetti (Revoada – RS) e Gabriela Mazepa(Reroupa – SP).

Encerrando a série de Conversas Criativas do DPM, o dia 12/05, a partir de 14h30, abordará Beleza e Moda, com participação de Neusa Neves, professora de maquiagem e styling do London College of Fashion, seguida por palestra da jornalista e consultora de moda Patrícia Pontalti, abordando o fenômeno dos perennials e estilo pessoal em todas as idades. Toda a programação requer pré-inscrição no hotsite do Senac/CE: cursos.ce.senac.br/dpm2018

Além da programação das palestras e Conversas Criativas, o DPM realiza, pela primeira vez, o Projeto Senac Lab: duas Oficinas Criativas, abertas ao público, e com focos complementares: Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Já os apaixonados por beleza, a oficina coordenada pela especialista Aline Matias irá elaborar propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda.

A experiência poderá ser acompanhada passo a passo pelo público, já que, durante os quatro dias de evento, as equipes construirão grandes moodboards (paineis inspiracionais) que serão exibidos e analisados, registrando as diferentes etapas do processo.

As oficinas contarão também com participações especiais de Juliana Jabour, João Pimenta e todos os demais participantes das Conversas Criativas.

Na programação de cursos, o público conta com as seguintes opções:

  • Coloração Pessoal, por Luciana Ulrich
  • Design Estratégico na Moda, por Phaedra Brasil

Na área de acesso às salas de desfile, o publico poderá conferir o espaço Talentos Senac, que reúne designers e estilistas de todo o Nordeste, que irão comercializar peças autorais a preços competitivos. O Senac/Ce é responsável, ainda, pelas equipes de beleza das três salas de desfile, assinando os 38 desfiles desta edição.

*** Programação sujeita a alterações. Mais informações sobre Senac e DPM poderão ser obtidas com Helena Félix, assessora de imprensa do Senac/Ce, por meio dos seguintes contatos: (85) 3270.5490/99646.9649/helenafelix@ce.senac.br.

Serviço DPM
Data:
09 a 12 de maio
Local: 1º andar do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Informações: (85) 3270.5400
Inscrições: http://cursos.ce.senac.br/dpm20178

Empreendedorismo, entretenimento e transmissão em tempo real

Além da programação de shows, desfiles, palestras e workshops, o público que for ao DFB Festival 2018 poderá conferir o espaço Empreendedores Criativos por Sebrae: com foco em moda, arte e design, a área de 1.200m²reúne mais de 50 expositorese foi idealizada para proporcionar o diálogo direto entre criador e público, bem como facilitar o acesso a artigos originais, inovadores e autorais.

Para garantir a energia durante os 4 dias e noites de Evento, o DFB Festival 2018 convidou 6 restaurantes (Celeste, Frederico Jayme, O Banquete, Tomate Cereja, Suvaco de Cobra, Culinária da Van) comandados pelos mais renomados chefs do Ceará, que oferecem refeições assinadas a preços populares. Além das opções gastrônomicas, o público conta com um megabar Santa Gela, delimitando o frontstage do Palco Ceará Sobe o Som e mais 8 espaços gastronômicos (Açai Select, Bellucci, Pizzaria Two Brothers, Navona Expresso Tapiocaria, Villa da Pipa, Coxinha Cream, Weekend Burger, Konibaa).

E para quem não conseguir ir até o Terminal Marítimo, o DFB Festival 2018 montará o Studio DFB, a base oficial para entrevistas, bate-papos e encontros com grandes nomes que passam pelo Evento, com conteúdo transmitido online durante os 4 dias de evento.

Transporte facilitado

Para facilitar o acesso ao evento, o DFB Festival disponibiliza alternativas de traslado gratuito para proporcionar ainda mais conforto a quem for ao Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Com saída do Shopping Iguatemi Fortaleza, 2 ônibus saem, diariamente, a partir das 15h, da parada do Top Bus, com rotas de hora em hora. O último retorno do Terminal ao Shopping será às 23h. É importante salientar que os carros que permanecerem estacionados no Shopping devem pagar o valor regular do estacionamento.

Quem optar por transporte público ou preferir estacionar o carro na Praça da Marinha, ao lado do Grande Moinho Cearense, serão disponibilizadas vans, também gratuitas, com saídas e retornos regulares até o Terminal, a partir das 15h e último retorno às 23h.

Serviço DFB Festival 2018 | 360º | Manifeste seu Poder

9 a 12 de Maio
Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Programação sujeita à lotação do público
Programação musical, de desfiles e do DPM sujeita a alterações.

Serviços DFB Festival 2018:
Site: http://www.dfhouse.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/DFHouse
Instagram: https://www.instagram.com/dfhouse
Youtube:http://www.youtube.com/dragaofashionhouse

Publicações Recentes