IPREDE abre vagas de atendimento para o “Projeto Apoio” contra a obesidade infantil

 In capuchino-news

O Instituto da primeira infância, IPREDE, abre vagas de atendimento na Ação Transdisciplinar de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil (Apoio). Desde de 2009, a instituição atende crianças na ação, visando prevenir a obesidade infantil nas classes C e D. Atualmente, o IPREDE dispõe de cerca de 20 vagas para atendimento. Os interessados devem procurar encaminhamento nos postos de saúde municipais ou no IPREDE, onde as crianças passarão por uma avaliação pela equipe responsável.

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos estão com o peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), chegando a 7,3%. Para o Dr. Lício de Albuquerque, coordenador do projeto Apoio, médico nutrólogo e pediatra, é de extrema importância que as famílias busquem levar os filhos para realizar o acompanhamento para os casos de obesidade. “Aqui no IPREDE nós temos toda a estrutura, mas muitas vezes não há interesse por parte das famílias. Vem uma, duas vezes, acham que a criança está bem e param de vir. É necessário o acompanhamento e a conscientização”, reforça Dr. Lício de Albuquerque.

Sobre o IPREDE

O Instituto da Primeira Infância-IPREDE, sociedade civil sem fins lucrativos, existe há 32  anos e dedica-se a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, articulando-os com ações que visam ao fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de exclusão e pobreza. Através de doações, o IPREDE garante o atendimento diário a cerca de 900 famílias em situação de risco, integrando-os à sociedade e promovendo a sua cidadania.  Os atendimentos no IPREDE ocorrem de segunda à sexta de 7:00 horas as 17:00 horas.

Atualmente o IPREDE atende mais de 1390 crianças ao mês (são cerca de 900 famílias), porém as mães/cuidadoras trazem ao Instituto irmãos, avós e até primos das crianças atendidas; ou seja: a cada mês passam pelo IPREDE aproximadamente 3.100 pessoas. Além dos atendimentos psicossociais, na instituição são distribuídas cerca de 450 latas de leite por dia e 15 toneladas de alimento. Atualmente nosso estoque está em baixa volume, tendo leite suficiente para apenas um mês, tal leite é de sua importância para a subsistência de nossas famílias. Contamos com a doação de todos, para que o IPREDE continue a realizar seu trabalho.

Recommended Posts