Com atividades voltadas para a sustentabilidade, Conexão Unifametro recebeu mais de 5 mil pessoas

 In capuchino-news

Durante os dias 23, 24 e 25 de outubro, a Unifametro recebeu a 15ª edição da Conexão Unifametro, evento que reuniu pesquisa acadêmica, empreendedorismo, gastronomia e responsabilidade social. Nos três dias, mais de cinco mil inscritos participaram da semana acadêmica, entre alunos, professores e membros da sociedade em geral.

Ao todo, a programação contou com mais de 250 atividades nos campi Carneiro da Cunha, Conselheiro Estelita, Maracanaú e Cascavel, contemplando todas as áreas do conhecimento. Foram palestras, oficinas, minicursos, workshops, mesas redondas, exposições de cinema e cursos livres, além do concurso gastronômico O Chef, que premiou os vencedores do concurso com uma bolsa de pós-graduação e eletroportáteis Mallory, e programação cultural, com festival de talentos, o prêmio Estética Awards e shows do cantor Ítalo Poeta e da banda Souse7e.

Sustentabilidade

Com o tema “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”, a Conexão 19 reuniu debates essenciais sobre sustentabilidade e redução de danos ao meio ambiente. Da idealização da estrutura, que contou com mobiliário, palco e decoração feitos a partir de materiais reciclados, como tonéis, bombonas de água, pallets e arranjos feitos de maneira artesanal, aos temas discutidos em workshops, palestras e mesas redondas, a semana acadêmica buscou pautar a redução do impacto ambiental através da inovação e da tecnologia.

O evento teve estrutura verde certificada pela CSI Locações e parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realização de atividades de conscientização.

“Nessa edição usamos a tecnologia em favor da sustentabilidade, eliminando o uso de papel e banners na apresentação de trabalhos acadêmicos, através do uso de totens e TVs, e procuramos propor aos alunos novas formas de comunicar e reproduzir conhecimento. Além disso, contratamos apenas empresas que possuem selos verdes e propusemos uma programação com diversas palestras e workshops que falam sobre a importância e a potência criativa da sustentabilidade no mercado atual”, comentou a gerente de Marketing da Unifametro, Renata Almeida.

Responsabilidade social

Durante a Conexão 19, projetos voltados para a comunidade do entorno dos campi também ganharam vida através de alunos, professores e profissionais voluntários, como a sexta edição do Amigos do Peito, que reconstruiu aréolas mamárias de mulheres mastectomizadas através da micropigmentação, e a oferta de serviços veterinários gratuitos para a comunidade, como a presença do VetMóvel da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e a coleta de sangue do CinVet Hemocentro.

No evento, ainda pensando na sustentabilidade, a instituição recebeu doações de pilhas, baterias e medicamentos para descarte correto em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), além do descarte de equipamentos eletrônicos como teclados, mouses. No último dia da Conexão, houve uma orientação aos alunos para que deixassem os crachás no local, para o descarte correto do material. Todas as lonas impressas no evento também serão reutilizadas em parceria com a ONG Gia (Grupo de Interesse Ambiental) para confecção de ecobags.

Recommended Posts