Beach Park é referência em recursos para reaproveitamento de água

 In capuchino-news

Iniciativas adotadas pelo empreendimento reduzem o consumo de água e o impacto no meio ambiente

O Beach Park, empreendimento turístico que une parque aquático, complexo hoteleiro e áreas de convivência e lazer, como a Vila Azul do Mar, comemorou o Dia Nacional da Água, no dia 22 de março, como referência na utilização desse bem tão precioso. Ciente da importância da preservação da água e do atual momento de escassez em várias regiões do país, o Beach Park se consolida como pioneiro em reaproveitamento de água, devido à construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes, onde a água tratada é reaproveitada para irrigação do paisagismo do empreendimento.

Certificado há 4 anos na ISO 14.001, norma que visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental em grandes empresas de todo o mundo, o Beach Park foi, novamente, recomendado como uma das empresas que carregam a responsabilidade de gerar recursos para reduzir o impacto no meio ambiente, reconhecimento internacional de gestão ambiental.

Estação de Tratamento

Atualmente, a estação de tratamento do Beach Park recebe todo o efluente proveniente dos banheiros e cozinhas. Após passar por uma rigorosa análise, feita por técnicos capacitados que garantem a qualidade do produto final, a água é reutilizada apenas para a irrigação de toda a área verde, não sendo reutilizada nas piscinas do parque aquático e dos hotéis. A estação de tratamento recebe aproximadamente 393 m3/dia de água. A agua tratada é disponibilizada em reservatórios pelo parque e reaproveitada única e exclusivamente para irrigação dos jardins, contribuindo para a sustentabilidade do lençol freático.

Além de todo o sistema de tratamento e reutilização de água, o Beach Park adota medidas preventivas para evitar o consumo desordenado e garantir o controle da utilização da água, como manutenção preventiva, com checagem quinzenal de vazamento de todas as torneiras, chuveiros e aparelhos sanitários, redutores de vazão revisados e instalados em torneiras e chuveiros, medida que reduz até 70% o desperdício de água, implantação de torneiras com fecho automático em todos os banheiros e a troca de duchas antigas por outras mais econômicas.

“A água é o principal recurso do negócio Beach Park. Por isso, buscamos a inserção harmônica nos ecossistemas da região, adotando práticas sustentáveis para o nosso negócio”, explica Raissa Bisol, coordenadora de Meio Ambiente do Beach Park.

Consciente da importância da sustentabilidade, o Beach Park assume outras iniciativas de responsabilidade ambiental que reduzem o impacto ao meio ambiente, como o Mutirão da Limpeza para coleta do lixo da Praia do Porto das Dunas e a coleta seletiva. Além disso, há o projeto de reciclagem.

Resultados

A partir da implantação do programa de gestão para a sustentabilidade, o Beach Park obtém resultados satisfatórios na redução de impactos ambientais e na economia, além de certificações reconhecidas mundialmente.

  • Redução de cerca de 3.000 m3 / mês do consumo de água subterrânea, com o reuso de água tratada pela Estação de Tratamento;
  • Certificação do selo ISO 14.001, conquistada em 2016, 2017, 2018 e 2019.
  • Com a melhoria dos processos, redução dos custos em aproximadamente 8% ao ano em 2018.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Uma empresa genuinamente cearense, com mais de 30 anos de história, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Possui um destino turístico, o Beach Park, localizado na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, uma das opções de lazer mais procuradas pelos turistas, que reúne um parque aquático – o Aqua Park, três resorts, um hotel, dois restaurantes (Restaurante de Praia e Coqueiral Bar e Restaurante) e a Vila Azul do Mar – agradável espaço de convivência e serviços, ambos abertos ao público. O parque aquático, carro-chefe da empresa, conta hoje com 19 grandes atrações entre radicais, moderados e para a família que agradam todo o tipo de público. Superou, em 2016, a marca de um milhão de visitantes, com a inauguração do brinquedo Vaikuntudo, maior toboágua existente na categoria tornado 60 e, em 2017, foi eleito o 2º melhor parque aquático do mundo e o melhor da América Latina pelos usuários do TripAdvisor, na edição do Top 10 do Travelers’ Choice Awards. Atualmente, o empreendimento oferece mais que um destino de férias e se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park; a Revista Onda Beach Park, o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio; e o Ceará Show, primeiro espetáculo musical permanente no estado do Ceará. Segurança e a responsabilidade ambiental também são prioridades da empresa, tanto que o Beach Park possui o Certificado Americano em Salvamento Aquático, com licença internacional disponibilizado pela companhia Jeff & Ellis Associates, dos Estados Unidos e o Selo ISO22.000 de segurança alimentar. Além disso, a empresa recebeu em 2016, pela segunda vez consecutiva, o reconhecido internacional de gestão ambiental – o selo ISO 14.001, norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de ampliar os negócios reduzindo o impacto ambiental. E foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no ranking realizado pela empresa global de pesquisa Great Place to Work (GPTW), que realça o comprometimento na gestão de pessoas.

Serviços Beach Park:

Site: www.beachpark.com.br

Blog: http://blog.beachpark.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/BeachParkBrasil

Instagram: https://instagram.com/beachpark

Twitter: https://twitter.com/beachpark

Youtube: https://www.youtube.com/user/tvbeachpark

Recommended Posts